MORRE NA DATA DE ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS, O ESCRITOR, ATIVISTA DAS CAUSAS AFRODESCENTES E PROFESSOR EDVALDO CASEMIRO

Faleceu por volta das 16:30h deste sábado, 4, no hospital Aldenora Belo em São Luís-MA, o professor Edvaldo Casemiro. Ele estava fazendo uma bateria de exames e hoje pela manhã havia reclamado de forte dores nas costas, foi levado ao hospital e imediatamente entubado.  De acordo com informações preliminares repassadas por uma de suas irmãs, o professor faleceu em consequência de um câncer, que já estava em Metástase.

Nem o mais criativo dos poetas, tal como era ele, conseguiria prever que se despediria deste mundo justamente no dia em que completaria meio século de vida.

Edvaldo Casemiro Ferreira Pinheiro, era professor, pedagogo (UFPA), especialista em Cultura afro-brasileira e Indígena. Ele nasceu na comunidade remanescente de Quilombolas de Outeiro de Maria Justina, município de São Vicente Ferrer estado do Maranhão, município em que será sepultado.

Neguinho do Reggae, como era conhecido, estudou nos colégios Roseana Sarney e Colégio Gonçalves Dias em São Luis, onde teve seu primeiro contato com os Movimentos Sociais passando a militar em vários desses segmentos, principalmente nos movimentos estudantil, negro e de implantação da cultura reggae no Maranhão.

Mudou-se para Laranjal do Jari em 1994, onde deu continuidade a militância nos movimentos sociais e intelectuais da região. Trabalhou no município de Vitória do Jari e foi  professor dos municípios de Laranjal do Jari, Almeirim e do Governo do Amapá. Foi diretor da Escola Municipal João Queiroga e atualmente era estava na direção da E. Estadual Irandyr Pontes Nunes.

Era sócio fundador e atual presidente da Associação dos Maranhenses no Vale do Jari e do Centro de Cultura Negra do Jari, além de coordenador do Fórum de Educação e Diversidade étnico-racial de Laranjal do Jari.

Casemiro foi idealizador do Movimento Negro e Reggae na região do Jari, criando, inclusive, o Movimento reggae do vale do Jari, o Instituto Cultural Morejar. Também era membro da Academia Laranjalense de Letras, Ocupando a cadeira Nº. 04.

Para o amigo e companheiro das causas sociais, Idelfonso Silva, o Neguinho do Reggae foi a figura pioneira que fez a divulgação do regae sendo o primeiro DJ desse estilo musical e pavimentou o terreno para a chegada de outros nomes importantes. “Não perdemos somente um grande um intelectual, mas sobretudo, uma pessoa muito voluntariosa e determinada. Perco um irmão de coração, que me ajudou e me incentivou na formação acadêmica”, revelou Idelfonso Silva.

Desde o final desta tarde, amigos, colegas de trabalho, alunos e admiradores do Neguinho passaram a entrar em contato conosco para verificar a veracidade da informação divulgada nas redes sociais, entretanto, faz parte da nossa linha editorial checar as notícias através de fontes fidedignas, preferencialmente com mais de uma, para somente depois produzirmos o conteúdo. Não buscamos fazer "furos de reportagem", mas oferecer conteúdo de melhor qualidade.

Ivan Lopes, da Redação do TV.

Categoria:EDUCAÇÃO