LARANJAL DO JARI, ATRAVÉS DO SECRETÁRIO JAIRO GUERREIRO, SE FAZ PRESENTE NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA CULTURA EM VITÓRIA - ES

Nesta segunda e terça (14 e 15), o Secretário Municipal de Cultura de Laranjal do Jari participou do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, sediado em Vitória – ES. O encontro aconteceu no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, em Vitória, e as inscrições foram destinadas apenas para gestores municipais e estaduais da cultura. Foram confirmadas mais de 1.100 inscritos de todos os estados brasileiros e 70 entidades envolvidas.

O município laranjalense esteve representado no evento através da presença do secretário de Cultura de Laranjal do Jari, Jairo Cleiton dos Santos Silva, conhecido popularmente por Jairo Guerreiro. Outros quatro secretários municipais amapaenses integraram a delegação, além da Secretária Estadual de Cultura, Clícia Hoana Di Miceli e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cirley Picanço.

De acordo com Guerreiro, o evento histórico ampliou o diálogo das políticas públicas de cultura no país. Foram mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas, e que contaram com a participação especial de diversos convidados.

“É um momento histórico, especialmente porque o Ministério da Cultura havia sido extinto no governo anterior, e porque antigamente as leis eram cheias de normativas impossíveis de serem atendidas pelos pequenos municípios, impossibilitando que os entes acessassem os recursos. Trocamos experiências com todos os Estados da federação. O evento representa um ganho para a cultura de todo o Brasil e a gente se compromete a compartilhar as informações, e mais do que isso, a implementar as políticas públicas para alcançar quem dela precisa”, destacou o secretário laranjalense.

O encontro contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, além do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

“Foram dois dias com intensas atividades reunindo diversas representações em prol do fortalecimento e da articulação em rede. Nosso objetivo era promover um amplo diálogo sobre a pautas do setor para que possamos avançar ainda mais, garantindo que os recursos públicos sejam acessíveis a todos os agentes culturais e possam chegar aos pequenos municípios. O compromisso desses gestores no compartilhamento de experiências fortalece ainda mais a gestão pública da cultura em nosso País”, destacou Fabricio Noronha.

A reconstrução do MinC aponta para novos desafios nas políticas culturais, conferindo nova dinâmica a esse setor em contínua transformação. Desde a retomada do Ministério da Cultura, importantes ações já foram tomadas, como as assinaturas dos decretos que regulamentam o fomento à cultura no País e a Lei Paulo Gustavo. Reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura em todo o território nacional, e o Encontro de Gestores é mais um reflexo dessa agenda prioritária.

“Desde que assumimos o Ministério, estamos abertos ao diálogo e à construção coletiva de políticas públicas para a cultura. Esse encontro nacional é uma grande oportunidade de apresentarmos as ações do MinC, ouvir os gestores de todo o País e fortalecer nosso trabalho. Estamos firmes no esforço para garantir a todos e todas o direito à cultura, democratizando o acesso, desconcentrando e descentralizando os recursos, fazendo com que os trabalhadores e trabalhadoras do nosso setor sejam valorizados e a cultura seja ainda mais um vetor de desenvolvimento social, humano e econômico”, afirmou a ministra Margareth Menezes.


Por Ivan Lopes, da RTV. 

 

 

 

 

 

 

Categoria:REGIONAL