Tocando Agora: ...

Publicidade

Publicidade

AMAPÁ ADERE PELA PRIMEIRA VEZ À CAMPANHA NACIONAL 'DE OLHO NOS OLHINHOS' PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER OCULAR

Publicada em: 07/08/2025 14:44 - SAÚDE

Pela primeira vez, o Amapá integra oficialmente a campanha "De Olho nos Olhinhos", uma mobilização de alcance nacional voltada à conscientização sobre o retinoblastoma, o tipo mais comum de câncer ocular em crianças de até cinco anos. A adesão foi confirmada durante reunião virtual entre representantes do Governo do Estado e da coordenação da iniciativa.

Idealizada há quatro anos pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin após a descoberta da doença na filha, Lua, a campanha já impactou mais de 150 milhões de brasileiros com ações em shoppings, hospitais, escolas e espaços públicos. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) soma esforços, ampliando o alcance da estratégia e fortalecendo o compromisso com o diagnóstico precoce e a saúde ocular infantil no Amapá.

“Essa foi nossa primeira reunião, mas o Amapá tem total interesse em participar. Sabemos da importância dessa causa e, a partir de agora, vamos trabalhar na elaboração da programação da campanha aqui no estado”, destacou a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesa, Cássia Klein.

A reunião contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, de técnicos da Hospital da Mulher Mãe Luzia, do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), além da oncologista pediátrica do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Carla Macedo, integrante da coordenação nacional da campanha.

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências bem-sucedidas de outros estados e destacada a necessidade de o Amapá contemplar, em sua estratégia local, ações direcionadas a populações indígenas e comunidades situadas fora da capital.

“Queremos construir junto com o Amapá uma estratégia efetiva, que vá além de Macapá. Apresentamos ações anteriores para inspirar a implementação local", explicou a oncologista.

A previsão é que as atividades da campanha ocorram ao longo do mês de setembro, com mobilização simultânea em todos os estados. As ações incluem distribuição de materiais informativos, panfletagens, atividades educativas e orientações diretas às famílias, com foco na detecção precoce de sinais suspeitos.

O que é o retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tumor ocular raro e agressivo que se desenvolve na retina, estrutura responsável pela captação da luz. É mais incidente em crianças entre 0 e 5 anos de idade e, quando diagnosticado precocemente, apresenta índice de cura superior a 90%.

Principais sinais de alerta:
 • Leucocoria (reflexo pupilar esbranquiçado visível em fotos com flash, conhecido como “olho de gato”);
 • Estrabismo (olhos desalinhados);
 • Movimentos anormais dos olhos ou baixa acuidade visual.

O diagnóstico pode ser feito com um exame simples e gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o teste do olhinho (reflexo vermelho), que deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida e repetido nas consultas de puericultura.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...