Tocando Agora: ...

Publicidade

Publicidade

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA ESCOLAS MUNICIPAIS VENCEDORAS DO PRÊMIO MEC DA EDUCAÇÃO

Publicada em: 08/09/2025 16:12 -

 

 

Na manhã desta sexta-feira (29), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou sessão solene em comemoração ao recebimento do Prêmio MEC da Educação Brasileira pelos municípios de Tartarugalzinho e Ferreira Gomes, que se destacaram nacionalmente na primeira edição da premiação. A solenidade foi proposta pela deputada Liliane Abreu (PV) e reuniu secretários de Educação, prefeitos e educadores no plenário Deputado Dalto Martins.

“São conquistas que enchem de orgulho não apenas os municípios premiados, mas todo o nosso Estado, e que merecem ser celebradas com respeito, reconhecimento e gratidão”, destacou a deputada Liliane Abreu.

Durante o evento, foram entregues Moções de Aplauso, destinadas a personalidades que contribuem ou contribuíram para a valorização e o fortalecimento da educação no Amapá, especialmente no campo da alfabetização infantil.

Em todo o país, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, com a entrega de 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ao todo, foram 116 premiados entre redes estaduais e municipais de ensino, escolas e estudantes.

O município de Tartarugalzinho foi reconhecido pelo melhor desempenho em alfabetização da região Norte, alcançando a expressiva marca de 94,2% das crianças alfabetizadas.

“Para nós, é uma honra receber essa homenagem. É um trabalho que está sendo construído em Tartarugalzinho, na gestão do prefeito Bruno Mineiro. Estamos começando a colher resultados positivos na educação. Nossa perspectiva agora é melhorar ainda mais. Estamos fazendo um trabalho muito sério e árduo nesse sentido, de continuar avançando e ajudar, na medida do possível, também outros municípios para que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, destacou o secretário de Educação de Tartarugalzinho e representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Amapá, Samuel Soares.

O prefeito Bruno Mineiro ressaltou que a educação tem sido uma das principais metas de sua administração: “Desde que assumi o município, a educação tem sido um grande desafio. Iniciamos um trabalho e agora estamos colhendo os frutos: mais de 94% das nossas crianças alfabetizadas na idade certa. Isso é ainda mais desafiador pela complexidade do nosso município, uma área extensa, com mais de 40 comunidades rurais e 22 escolas. Esse índice comprova que, em todos os cantos de Tartarugalzinho, há educação de qualidade, não apenas na sede do município”, afirmou.

Já Ferreira Gomes se destacou com a Escola Municipal de Alfabetização Professor Rosa dos Santos Mareco, vencedora na categoria Escola Destaque na Alfabetização na região Norte. “Foi uma surpresa muito grande, mas o reconhecimento chegou após uma longa caminhada, fruto da dedicação dos nossos professores, do apoio do prefeito Alessandro Brazão e da secretária Débora Carvalho, que vêm incansavelmente incentivando e investindo na educação. Temos a agradecer à comunidade escolar, aos pais e, principalmente, aos nossos alunos, que são os maiores beneficiados. São crianças dedicadas que vêm crescendo com o programa de alfabetização Criança Alfabetizada”, destacou a diretora da escola, Irlana Barbosa Vinhas.

O vice-prefeito de Ferreira Gomes, Sidney de Souza, conhecido como Sidney do Meio a Meio, também celebrou a conquista: “Todos os dias fazemos um pouco mais para melhorar a educação no município. Esse prêmio é fruto de trabalho, dedicação e compromisso com o povo ferreirense. Para nós, é uma satisfação enorme receber esse reconhecimento”, frisou.

O Prêmio MEC da Educação Brasileira tem como objetivo promover o reconhecimento e a valorização dos diversos atores educacionais, incentivando políticas, programas e iniciativas voltados à melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, à equidade e à redução das desigualdades, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE).

“Dizer que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem atuado em regime de colaboração com os nossos municípios é fundamental. Os resultados alcançados nas premiações estão diretamente ligados ao trabalho de alfabetização, que é a base da educação nacional. O Programa Criança Alfabetizada é pensado em várias perspectivas, não apenas no acompanhamento dos resultados, mas também na oferta de ferramentas para que eles aconteçam. Falar de formação de professores é muito importante, e o programa contempla isso. O material didático também faz toda a diferença”, destacou a secretária adjunta da Seed, Danielle Dias.

Fotos: Dircom/Alap

 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...