O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) iniciou uma série de mudanças na prova prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As alterações têm como objetivo tornar o processo mais moderno, acessível e alinhado à legislação vigente.
Entre as principais novidades está o novo sistema de pontuação, que passa a ser de 10 pontos; anteriormente, era permitido perder até quatro pontos durante o exame de direção.
A tradicional baliza deixa de ser obrigatória. Durante o percurso da prova, o candidato deverá realizar três estacionamentos livres, que serão avaliados conforme critérios técnicos estabelecidos pelo examinador.
Além do Amapá, os estados de Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul já aboliram a baliza como requisito obrigatório nos exames práticos para obtenção da CNH.
A nova resolução do Contran (1.020/2025) também flexibiliza as regras para candidatos reprovados. Quem não obtiver aprovação poderá se submeter a novas avaliações sem limitação de tentativas, sendo que até a segunda reavaliação poderá ser agendada sem cobrança de taxa de reteste.
As ações de modernização no processo de prova prática do Detran Amapá começaram a ser aplicadas gradativamente e ainda passam por um período de adaptação. No entanto, os exames continuam ocorrendo normalmente, mediante agendamento no site do Detran Amapá.
Da Redação do JWRTV com informações do Detran-AP.
SIGA A NOSSA PÁGINA E TENHA ACESSO A TODOS OS NOSSOS CONTEÚDOS
OUÇA A NOSSA RÁDIO:
https://www.radiotribunadovale.com.br/
BAIXE NOSSO APP:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.rdiotribunadovale&hl=pt_BR


